segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ExpoGrito integrou artes no festival manauara

 
 
A EXPO GRITO aqui em Manaus foi um sucesso. Fizemos uma exposição como interferência urbana dia 17/02, quinta-feira, embaixo do viaduto da avenida Constantino Nery, no centro da cidade, de 16h as 21h. Quatro grafiteiros de Manaus estiveram lá para pintar em painéis em meio à agitação da cidade e, só para vocês terem noção, 80% da frota de ônibus que vai e volta dos bairros da cidade passam nessa avenida. Então tivemos um público na expo muito grande, pessoas de todas as idades e classes sociais.

Na noite do dia 18/02, sexta-feira, na noite de apresentação das bandas, fizemos a #ExpoGrito enquanto as bandas tocavam. Foi muito massa! Selecionamos alguns videos que cabem como artes visuais e colocamos como um bloco DF5.

Keila Serruya
Núcleo de Audiovisual
Cobertura Colaborativa
Coletivo Difusão

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Black Drawing Chalks – Grito Rock Manaus 2011




Por definição, o Black Drawing Chalks é uma banda de stoner rock, gênero que se traduz em riffs “gordos” e um som agitado, numa concepção que envolve desde a arte de cada disco até a nota produzida em cada instrumento, adicionados de um tiquinho de psicodelia aqui e ali.

 Em suma, é som pra ouvir com uma garrafa de Jack Daniel's ao lado ou enquanto atravessa-se a Rota 66 num Corvettão, ou adaptando um pouco, enquanto tu vai rumo à Presidente Figueiredo no teu possante.

Vale mencionar que o show foi um marco, primeira apresentação da banda aqui no Amazonas, tendo um set que abrangeu praticamente cada um dos discos dos rapazes, bem como uma ou outra canção inédita, sem deixar a peteca cair e mantendo uma constância na animação do público, agitando ferozmente até às 3 da matina.

Lembram que eu falei sobre stoner rock ali em cima? A atitude do BDC em palco, muito se assemelhava ao de bandas punk, tocando quase todas as músicas num tempo bem mais acelerado do que nas gravações originais e uma presença de palco e intensidade bruta fluindo de cada um dos integrantes, resultando em um TREMENDO show pr'aqueles que aguentaram a chuva e o cansaço.

Ps: Já era fã da banda antes e minha simpatia só aumentou depois de ver uma foto em que o vocalista usava uma camiseta do JFA

Thiago Silva, cobertura colaborativa
Paulo Trindade, foto

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

#GritoRockMAO: resumão da noite de shows

A terceira noite de atividades do Grito Rock Manaus encerrou há pouco na quadra da Escola de Samba da Vitória Régia. Quem passou por aqui teve a oportunidade de rever ou conhecer algumas bandas manauaras - muitas participando pela primeira vez em uma ação do Coletivo Difusão - e aproveitar a presença de palco de bandas de outros Estados - Mr Jungle, de Roraima e os convidados goianos da Black Drawing Chalks.

Para fomentar a ideia de agregar outras artes ao Grito, o Coletivo Difusão aderiu esta noite a algumas campanhas que deixaram o festival ainda mais integrado. Em meio aos shows de rock, os participantes acompanharam as performances do #GritoEnCena e as mostras visuais do #ExpoGrito!

Cobertura colaborativa

Com o intuito de fortalecer as ideias defendidas sob o conceito de Cidadão Multimídia, do Circuito Fora do Eixo, a equipe de comunicação do Coletivo Difusão abriu espaço, neste blog, para a produção colaborativa de pequenas resenhas, considerações e críticas levantadas no decorrer dos shows do Grito Rock. Por aqui, no calor da sala de comunicação ao lado do palco do Grito, jornalistas e integrantes de algumas bandas locais e nacionais, participantes ou não da edição 2011 do Grito Rock Manaus, deixaram suas avaliações de bandas colegas que deixaram sua marca neste festival.

A ideia continua aberta para quem quiser participar e deixar sua contribuição. Basta enviar suas críticas, comentários, sugestões, indagações e apelos ao endereço do Coletivo Difusão (coletivodifusao@gmail.com), não esquecendo de mencionar assinatura para publicação.

É isso,
Abraços e amanhã tem mais!

Energia, inquietude e insconstância

A banda Ed Ondo foi formada em 2006 e cultiva, através de composições próprias, uma pegada mais voltada para o público alternativo, transmite em seu show muita energia, através de melodias caóticas, com guitarras distorcidas e vocais ora gritantes, ora melódicos, dão a esta banda um toque empolgante em músicas que subvertem através de suas melodias em canções simples que traduzem toda a inquietude e inconstância juvenil.

Marcos Vinícius, guitarrista da RockSlide

Poeira no ar! The Dust Road no Inverno Verde

A The Dust Road não deixa a poeira sentar. Pra quem não conhece a banda, pode se impressionar com a segurança e ao mesmo tempo o feeling que a banda demonstra no palco. São excelentes músicos, que dominam como poucos seus instrumentos e que entorpeceram mais uma vez a audiência no Grito Rock Manaus.

A precisão com a qual o baixo e a bateria trabalham é incrível, mas isso não impede de cada um aparecer em seu instrumento.

Cahe, o guitarrista, vocalista e band leader é uma figura a parte. Mesmo não assumindo de forma declarada sua posição de líder, consegue hipnotizar a todos com performance destacada.

O rock n' roll sempre vai existir e ser forte, enquanto bandas como a The Dust Road continuarem a compor suas belas e deliciosas canções. A falta do teclado foi sentida, mas isso é só questão de tempo, pois logo a banda volta com sua formação completa.

Grande prazer ouvir mais uma vez a banda manauara.

Vida longa  a The Dust Road, vida longa ao Rock.

Manoel Vilas Boas, vocalista da banda Mr Jungle (RR)
Cobertura Colaborativa

Ao Grito, Mr. Jungle

Força, agressividade, cheio de energia transbordando em rifs de peso em alta voltagem. O que posso falar mais: Rock'n'roll dos mais competentes a altura dos ouvidos. Criaturas enviando saturação criativa em pleno vapor, ou será em plenos dedos afiados em cordas de aço e pedaços de madeiras percussivas, fica a critério, mas o que importa é a breve competência que todos nós podemos presenciar no palco esta noite de puro rock, Grite!!!!!!! É Mr Jungle no Grito Rock!!!!! HAAAAAAAAA Podemos vê-los hoje aqui.........

Manaus,Am 18-02-2011 No templo do samba manauara Vitória Régia.

Leo Cólera
Cobertura Colaborativa
Coletivo Difusão

Farofa do rock no berço do samba



Depois de degustar uma farofa de jabá considerada em frente a quadra da Vitória Regia - o berço do samba rapaziada! - (em pleno clima de carnaval  hoje foi tomada pelo Rock'n roll), presenciei mais uma apresentação da Olhos Imaculados, mas hoje com a volta de Bismark nas cordas, deve ter uns 10 anos que não vejo esse cara nos palcos.

O Seta, nos vocais, mostrou que tem muita garganta pra rasga, e a Olhos muito pra mostrar e enriquecer a fauna musical alternativa!

Valeu, vou tomar mais uma cerva!

Clóvis Rodrigues, vocalista das bandas Tucumanus e Platinados
Cobertura Colaborativa
Coletivo Difusão

Renata Paula fala sobre All41 no #GritoRockMAO

Ao ouvir os primeiros acordes tentei lembrar qual o estilo de música era o da vez, a camiseta do guitarrista solo me deu a dica, Lamb Of God, imediatamente lembrei da apresentação da All41 no Grito Rock Manaus de 2009. Os meninos cresceram, ou até mudaram, mas o que pode ser latente, é a evolução que a banda teve dentro desses anos.

O estilo que aparentemente assusta os roqueiros democratiza aquilo que imaginamos como Rock N'ROLL, que inclui até o metal, ou como até sopraram-me que o pos-core da banda podia ter um backvocal mais entonante, confesso que isso assustou ainda mais aqueles que, assim como  eu, pouco conhecem sobre o estilo.

O que mais posso destacar é a preocupação dos músicos quanto a perfomance sincronizada dos solos e riffs, a força que o vocalista principal precisava impor, ressalto que este foi prejudicado com a falha técnica do microfone (acontece nas melhores familias). O fato é, com toda regionalização que podemos ver nas bandas selecionadas pela curadoria, a diversificação de estilo positiva o evento. E outra coisa, o festival merecia uma banda realmente de heavy metal (de quem é a culpa eu não sei).

Renata Paula, Jornalista
Cobertura colaborativa
Coletivo Difusão

Elisa Maia fala sobre Dpeids no #GritoRockMAO






Hardcore somado a uma inrônica influência regueira deram o “tom” do show da banda que abriu o GRITO ROCK MANAUS 2011. A banda DPEIDS trouxe irreverência ao palco do Grito Rock.  Frases como “tu tá cheirado?” e “todos bebem, todos fumam, todos cheiram, todos fodem” fazem da DPEIDS um dos grandes destaques da noite.


Elisa Maia, cantora
Cobertura Colaborativa
Coletivo Difusão

Grito deixa sua marca no viaduto


Quem passar pelo viaduto da avenida Constantino Nery poderá conferir a marca que o #GritoRockMAO deixou na cidade em suas primeira ações da semana. Ontem, depois das 16h, rolou intervenção urbana com exposição do artista plástico Turenko Beça, mais grafite e vídeos.

O circuito de shows das bandas selecionadas para o Grito Rock Manaus, mais os convidados da Black Drawing Chalks, começa hoje, às 19h, na Quadra da Vitória Régia. Quem chegar na hora não vai perder o  maracatu dos caras da Eco da Sapopema, no clima de carnaval, performance e rock que a campanha #GritoEnCena deixou paras edições do festival em todo o Brasil. E mais: vídeos, poesia, dança vertical, etc. Lembrando que a entrada custa R$ 5.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Amazônia abre o maior festival integrado da América Latina



A capital do Amazonas receberá mais uma vez o festival Grito Rock América do Sul. Sua quinta edição terá 5 dias de programação com a proposta de integração das artes e debate de politicas públicas para a cultura. A chancela do festival é capitaniada pela segunda vez pelo Coletivo Difusão,  que ganhou uma notabilidade na agenda cultural de Manaus.
As atividades serão diversas. Na quarta-feira (16/02) haverá uma mostra audiovisual do cineclube Tudo Muda Após o Play! na sede do Coletivo Difusão (Rua Monsenhor Coutinho, 801. Cento) às 19h, com exibição de videoclipes selecionados pelo Distribuidora de Filmes Fora do Eixo – DF5.
Na quinta-feira (17/02) um grupo de artistas visuais farão uma intervenção visual com projeções e intervenções de grafitti art no viaduto da avenida Constantino Nery, de grande circulação na cidade.
Na sexta-feira (18/02) haverá um cortejo com o grupo Eco da Sapopema e artistas do Palco Difusão, por meio do #GritoEnCena, a partir das 19h para dar o inicio ao shows. O line up conta com as bandas: DpeidsAll 41Rimologia Manauara, Olhos ImaculadosThe Dust RoadEd Ondo e Mr. Jungle (RR). O destaque dessa maratona sonora são os goianos da Black Drawing Chalks. Na esteira do seu segundo disco, o sensacional “Life Is a Big Holiday for Us”, lançado pela Monstro Discos, o álbum da banda rendeu excelentes críticas, colocando-a como a grande revelação do cenário independente do país. Todos se apresentarão na Quadra da Escola de Samba Vitória Régia.
O debate acerca da Cadeia Produtiva da Cultura não poderia ficar de fora. Sábado e domingo (19/ e 20/02), a partir das 9h, no Bar Teatro Estação Cultural ocorrerá o 2º Seminário de Cultura e Cidadania. O evento é uma realização do Coletivo Difusão e da Cia. Vitória Régia para reflexão das políticas públicas para cultura vigente e a criação de um fórum de discursões para deliberação proposta para os diversos seguimentos do setor cultural. A música continua no sábado e no domingo às 20h no Bar Teatro Estação Cultural com os shows do Projeto Campari e Os Playmobils para o encerramento de mais um Grito Rock Manaus.

Texto: Comunicação | Difusão
Mais informações sobre o Grito Rock América Latina no gritorock.com.br

sábado, 12 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Programação Grito Rock Manaus

16/02 Quarta-Feira

19h
CineClube Tudo Muda Após o play
Rua Monsenhor Coutinho, 801. Centro 
Entrada Franca


17/02 Quinta-Feira

16h
Poéticas Visuais
Viaduto da Constantino Nery, Chapada 
Entrada Franca


18/02 Sexta-Feira

Black Drawing Chalks (GO)
Ed Ondo
The Dust Road
Olhos Imaculados
Mr Jungle (RR)
Rimologia Manauara
All41
Dpeids

E mais: vídeos, teatro, performance, dança, poesia.

Quadra da Escola de Samba Vitoria Regia
Praça 14 - acesso R$ 5


19/02 Sábado

09h às 19h
2° Seminário de Cultura e Cidadania

Show no Bar Teatro Estação Cultural - Rua 10 de julho (antigo Jet Set)
22h - Projeto Campari
23h - Os Playmobils


20/02 Domingo

09h às 19h
2° Seminário de Cultura e Cidadania

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Grito Rock 2011: festival integrado conquista América Latina


Serão 132 cidades em 9 países circulando produção alternativa de música, cultura e tecnologias

Crescendo mais a cada ano, o Grito Rock chega a sua nona edição nacional com o impressionante número de 132 cidades realizadoras no ano de 2011, consolidando-se como o maior festival integrado do planeta.  O festival ultrapassa as  fronteiras da América Latina sendo realizado em 9 países: Brasil, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador.  A expectativa é que mais de 900 artistas se apresentem para um público de aproximadamente 200 mil pessoas. E Manaus não fica de fora da iniciativa: nos dias 19 e 20 de fevereiro acontece a 5a edição do Grito Rock Manaus.
Os eventos do Grito Rock acontecerão entre 19 de fevereiro e 28  de março, mas antes do início do espetáculo as bandas e artistas interessados em se apresentar  deverão fazer suas inscrições via Toque no Brasil a partir de 12 de janeiro, mesma data de lançamento do Calendário Oficial Grito Rock 2011 que deverá facilitar o planejamento das circulações e turnês pelo festival. Ao longo do mês também serão lançadas as campanhas que auxiliam a produção colaborativa entre os realizadores, bem como as ações em rede incentivadas pela gestão do projeto.  
O Grito Rock é uma produção do Circuito Fora do Eixo. Festival filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin. Realizado com apoio do Toque no Brasil. E em Manaus a edição está sob responsabilidade do Coletivo Difusão.

Este ano são disponibilizadas 7 vagas para as bandas, que deverão passar pela curadoria de Marcelo Silva, Otto Ramos e Caio Mota.

--
Allan Gomes
Comunicação e Audiovisual I Coletivo Difusão
(92) 8825-7761/ (92) 8127-1744/ (92) 3307-9570
allan.difusao@gmail.com
Twitter: @alantremere

Seguidores

REGULAMENTO GRITO | MANAUS - AMAZONAS

1 - DO OBJETIVO

O Grito 2010 – mostra de música, voltada a todos os gêneros e estilos, tendo como objetivo proporcionar intercâmbio entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas, instigando a valorização à produção musical do Amazonas, além de promover circulação de bandas de todo o Brasil.

2 - DA MODALIDADE DO FESTIVAL

O Grito 2010 é uma mostra de música não competitiva, com o intuito de apresentar à comunidade de Manaus a diversidade musical contemporânea e apresentar o trabalho de uma banda de outro estado brasileiro.

Estarão aptos à seleção, bandas ou artistas de qualquer estilo musical desde que tenham letras e composições próprias, visto que caso a banda seja selecionada; apresentará um show de 30 (trinta) minutos de duração com seu trabalho autoral.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições das bandas/artistas serão efetuadas de 05/01/2010 a 15/01/2010 pelo site www.toquenobrasil.com.br

3.2 - A inscrição não garante sua classificação automática em qualquer fase do Grito;

3.3 - Poderão inscrever-se artistas individuais ou com banda tenham composições próprias;

3.4 - A efetivação da inscrição pelo concorrente no presente evento implica na aceitação de todas as normas contidas neste regulamento.

4 - DA SELEÇÃO

4.1 - As bandas inscritas serão analisadas por uma curadoria formada por profissionais da música e produtores culturais. Onde serão avaliados: qualidade musical e originalidade artística.

4.2 - Serão selecionadas 10 (dez) artistas individuais ou banda.

4.3 - As decisões da Curadoria de seleção são irrevogáveis, não podendo ser impetrado qualquer recurso.

5 - DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

A Organização do Grito 2010 divulgará os selecionados na imprensa de Manaus e pela Internet.

6 - DA APRESENTÇÃO NO GRITO

6.1 - Passagem de som dos participantes será pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora.

6.2 - No dia da apresentação os classificados deverão chegar pelo menos uma hora antes de suas apresentações.

7 - CASOS OMISSOS

7.1 - As dúvidas de interpretação ou integração de lacunas deste regulamento cabem à Organização da mostra “O Grito” 2010.